Abrir sua própria empresa é um sonho para a maioria das pessoas, contudo muitas delas, que estão a apenas um passo de realizar esse sonho, se deixam obstar por alguns mitos que inexplicavelmente perduram por décadas, somados a alguma falta de orientação. São as pessoas que exercem atividades empresariais sem regularizar sua empresa, por temerem não conseguir atender as burocracias exigidas pelos órgãos de fiscalização, por possuírem algum tipo de restrição de crédito, por medo de incorrerem em insuportável tributação ou simplesmente por não saberem o que fazer para alcançar sua regularização.
Por conta de todos esses receios e incertezas, alguns empreendedores se mantêm na informalidade à custa de riscos jurídicos e financeiros enormes, muito maiores do que correriam se fossem empresários com seus negócios regularizados. Esses riscos existem principalmente porque tais empreendedores (trabalhando sem regularizar sua empresa) operam sem nenhuma orientação ou consultoria, já que com a informalidade eles deixam de ter em seu favor o apoio de um escritório de contabilidade que organize todas suas rotinas, documentos e obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas. Há, nesses casos, a ideia de que a ausência de um escritório de contabilidade se traduz em economia, o que é um grande equívoco. Os honorários contábeis pagos pelas empresas regularizadas aos seus escritórios se convertem na certeza de estarem com seus negócios organizados nos aspectos relacionados ao fisco e ao Ministério do Trabalho, só para falar dos principais órgãos.
Os clientes que você sempre sonhou servir, vendendo seus produtos ou prestando seus serviços, certamente só contratam pessoas que possuem empresa aberta e regularizada. Por essa razão é imprescindível que você esteja com sua empresa pronta para emitir notas fiscais e operando de forma totalmente regular nos órgãos do governo.
Ao contrário do que o senso comum possa sugerir, ter sua empresa constituída de maneira regular, com CNPJ e demais cadastros efetuados adequadamente, traz diversas vantagem ao empreendedor.